sábado, 7 de julho de 2007

Memória 80/90

Olá visitante fiel do meu mundo. Hoje inauguro aqui uma série alternada que irá relembrar a infância e a adolescÊncia de muita gente. É a Memória 80/90 que traz vídeos, imagens ou fatos que marcaram a década de 80 (a que eu nasci) e o início dos anos 90. A boa lembrança que tenho desses tempos faz parte do meu mundo e não poderia ficar de fora deste blog. Será um prazer compartilhar com você um comercial, um anúncio, um programa de TV, um musical, enfim, qualquer coisa que lembre aquela época de ouro.

Começo com um clássico dos anos 80 e que marcou toda uma geração infantil. Clique no "play" do vídeo abaixo.


Trem da Alegria foi um fenômeno na década de 80 e início da década de 90.Em um tempo que o mercado para o público infantil era REALMENTE infantil. Hoje não vemos mais grupos musicais para este público. São raros os programas infantis na TV aberta. Hoje a criança já aprende a rebolar e cantar músicas com letras de baixo calão. Há alguns dias, surpreendi-me com duas meninas de aproximadamente seis, sete anos dançando (rebolando) e cantando uma música cuja letra fazia apologia ao sexo e a denegração da imagem da mulher. Uma música (se é que poderemos chamar de música) que toca em vários cantos do país cuja letra não deveria citar mais fala mais ou menos assim: "Toma gostosa lapada na rachada você me pede e eu te dou lapada na rachada". É de se ficar pasmo.

Mas voltando ao foco principal do post, o grupo Trem da Alegria foi uma fenômeno entre outros grandes grupos que também marcaram a época como o Balão Mágico, por exemplo. Sem apelação e com apenas a inocência e a pureza que existe na mente de uma criança, éramos levado ao mundo da fantasia e da imaginação. Hoje, com o liberalismo por parte dos pais, assunto que inclusive foi abordado hoje durante a minha aula de Pós-Graduação, nossas crianças estão perdendo muito dessa pureza e dessa fantasia, conhecendo precocemente o mundo do sexo, da violência, das drogas e do desrespeito ao próximo. Boa parte disso é responsável pelo lixo que são impostos a essas crianças. Imagino um mundo no futuro com uma infância reduzida e crianças ainda cedo vítimas do stress. E isso já vem acontecendo.

Bom, na próxima edição do Memória 80/90 prometo que me empolgarei menos nas críticas (risos). Só reforçando que nesse vídeo-clipe relembramos também outros dois sucessos da época: o video-game Atari e o desenho animado He-Man. E mais um detalhe: ainda havia a preocupação das crianças de apanharem caso desobedecessem aos pais. Hoje os pais são presos e a criança "deita e rola".

Sexta-feira próxima terá um post totalmente especial. Basta olhar a data no calendário e ver a data. Quem me conhece sabe que é uma data memorável.

Um abraço e fique com Deus!