quarta-feira, 16 de janeiro de 2008

MEMÓRIA 80/90 - Nº 05

Em mais uma edição do MEMÓRIA 80/90 trago um clássico - eu disse um clássico - da década de 80. Um sucesso entre a garotada que ficava vidrada na frente da TV nos fins de tarde na extinta TV Manchete. Falo hoje do Fantástico Jaspion:



Jaspion foi um seriado japonês que abriu as portas do mercado brasileiro para diversos seriados deste estilo, o Metal Heroes. Estreiou no Brasil em 1988 na TV Manchete no Clube da Criança (primeiro programa apresentado por Angélica). Jaspion era um garoto Órfão que foi criado pelo profeta Edin, depois que seus pais foram assassinados. Viaja pelo Universo a fim de manter a paz, e chega finalmente a Terra, onde Satan Gosth pretende criar o Império dos Monstros. Mas, para destruir Satan Gosth, é necessário a força do Pássaro Dourado. Começa então uma incasável busca pelas 5 crianças irradiadas pela Luz. Busca essa que percorreu os 46 episódios da série.



Quem é daquela época deve lembrar dos inimigos do Jaspion, além de Satan Gosth. Como exemplo cito MacGaren (o filho de Satan Gosth), Kilza (com sua famosa frase mágica "Berebekan Katabamba"), Titânia, entre outros que duravam apenas um ou mais episódios.

O herói contava com aliados para combater esses inimigos. Entre eles eram Anri (andróide que o acompanhava em suas missões), Miya, Professor Nambara e filhos e outras pessoas.
Seus equipamentos e veículos também eram clássicos. Spadium Laser, Allan Moto Space, Gaibin Tank e muitos outros, não esquecendo do Gigante Guerreiro Daileon (sua nave que, quando necessário, assumia a forma de um robô). Não posso deixar de citar a trilha sonora. Cada situação tinha uma música clássica que despertava as emoções da garotada.

O sucesso com o público infantil foi tão grande que a fantasia do herói era o presente preferido da época. Foi criado um circo que fazia turnê em vários cantos do país para apresentar as aventuras de Jaspion com atores brasileiros. A propósito, devido a isso, espalhou-se um boato que o verdadeiro Jaspion era brasileiro após uma entrevista de um ator no Programa do Jô. Porém o ator da entrevista era o que atuava como Jaspion nas apresentações circenses. Ou seja, o verdadeiro Jaspion nunca foi brasileiro e ele se chama Hikaru Kurosaki, trabalhando hoje como instrutor e guia de mergulho submarino em Okinawa no Japão.

O sucesso continuou até meados de 1992. Com a extinção da TV Manchete, a Rede Record passou a exibir a série até 1995 para depois disso nunca mais vermos na telinha. Foi sem dúvida um dos maiores sucessos da tv brasileira e o Brasil é o país com o maior número de fãs da série fora do Japão.

A qualidade dos efeitos especiais comparando-se com os de hoje é bem inferior, mas na época era um brilho nos olhos vermos os raios lasers, as transformações, os monstros passando por metamorfoses e etc. Outros heróis do gênero fizeram sucesso no mesmo período, mas Jaspion tornou-se o ícone de toda uma geração que vibrava com os movimentos do herói.

Fico por aqui e espero que eu tenha despertado a criança que existe em você. Até a próxima.

Fique à vontade para comentar. Um abraço!