domingo, 19 de abril de 2009

POEIRA PUBLICITÁRIA - Nº 11

Olá, amigo(a) leitor(a). O tema de hoje do Poeira Publicitária é conscientização. Sabe aquelas propagandas em que o propósito é conscientizar as pessoas a ajudarem alguém ou deixarem de fazer algo maléfico? Pois é. Mostro hoje dois comerciais que marcaram época e que até hoje permanecem vivos na lembrança de muitas pessoas.



Criado pela Agência DPZ em 1980, o filme "Morte do Orelhão" contribuiu para que diminuisse o número de ataques por vândalos aos telefones públicos de São Paulo. O vídeo foi premiado. Infelizmente o vandalismo é um dos graves problemas das grandes cidades e, em muitos casos, é cometido por jovens mimados de classes média e alta.

Próximo:


Nos anos 90, a agência DM9DDB desenvolveu gratuitamente este belíssimo filme para um grupo de pais de crianças portadoras da Síndrome de Down. O vídeo encantou os brasileiros e ganhou diversos prêmios internacionais. Para acrescentar: foi em virtude deste comercial que a banda Radiohead tornou-se conhecida no Brasil.

Para encerrar, posto mais um vídeo que não tem tanta poeira assim; mas eu não poderia deixar de fora e aproveitar o embalo do tema de hoje:



Desenvolvido pela Y&R, o vídeo para a Santa Casa conscientiza as pessoas a serem doadoras de órgãos. E o resultado foi satisfatório. Em apenas três meses de veiculação da campanha, a Santa Casa aumentou a captação de órgãos em 30%.

Campanhas das categorias citadas na postagem de hoje são bastante comuns no exterior. E, além do mais, muitas delas são chocantes ao extremo. Em breve postarei aqui algumas campanhas internacionais com temas de conscientização. Os publicitários gringos não têm piedade quando se trata desse assunto.

Um abraço e até a próxima.