segunda-feira, 27 de julho de 2009

POEIRA PUBLICITÁRIA - Nº 12

Olá a todos. O Poeira Publicitária deste mês relembra comerciais antigos do tempo em que as cores da TV se resumiam em preto e branco. Bom para observarmos como era feita a Publicidade naquela época. Vejamos três comerciais clássicos com esta característica:




O Leite Sol tornou-se o preferido da criançada no início da década de 60 em virtude deste comercial. Nada como uma animação e um jingle animado para fazer com que a campanha fosse um sucesso e também a preferência das donas de casa em cada ida ao supermercado.



Toddy dá inteligência! Que apelo, hein? Provavelmente este apelo não seria permitido nos dias de hoje. Ou sim, vai saber. Hoje a preocupação com a Publicidade enganosa está mais evidente. O CONAR marca em cima. O que sabemos é que o Toddy é o principal concorrente do Nescau e há décadas disputa espaço na mesa dos consumidores de achocolatados em pó.



O casal Gotinha Esso foi a mascote da empresa nos anos 50. Foram criados vários VTs para divulgar os produtos Esso. O casal se tornou bastante popular com o comercial sendo transmitido no horário nobre da TV brasileira. Até hoje o casal é lembrado e deixou para sempre a sua marca na memória da Publicidade brasileira.

Até a próxima.

domingo, 5 de julho de 2009

MEMÓRIA 80/90 - Nº 16

Olá. Dando início a postagem, falarei de 3 séries que marcaram a minha infância e de muita gente que passa por aqui. Uma americana, uma japonesa e outra brasileira.

A primeira:



A Extraterrestre (Out of This World) foi uma série transmitida pelo SBT no fim da década de 80. Sua personagem principal era uma adolescente cujo pai era um extraterrestre e, por isso, ela tinha alguns poderes. O poder que mais me encantava era o de parar o tempo com a união dos dedos indicadores. Até hoje, em situações em que o meu tempo é escasso, tenho vontade de ter esse poder. É quando lembro desta série.

Jiraya foi uma série exibida na extinta TV Manchete também no fim dos anos 80. Alguns anos depois, teve uma exibição ainda na fase inicial da Rede TV no fim dos anos 90. Embalou a infância de muita gente que estava no auge do Jaspion e Changeman, outras duas séries japonesas de muito sucesso por aqui.



A série Mundo da Lua foi exibida pela Rede Globo e TV Cultura - com mais frequência nesta - no início dos anos 90, mais precisamente em 1991. Lucas Silva e Silva, a grande estrela, era o garoto que realizava todos os seus sonhos através do seu gravador. Era uma espécie de diário. Para reforçar o elenco, estavam Antônio Fagundes e Gianfrancesco Guarnieri. Aqui, você pode assistir a um dos episódios da série. Eu não perdia nenhum. A série ainda é transmitida pela TV Cultura em épocas alternadas.

Espero que tenham feito boas lembranças.

Um abraço!