sexta-feira, 21 de novembro de 2014

OS 3 TIPOS DE FÃS DA OBRA GESSINGERIANA



Escrevo este texto sob a empolgação do lançamento do novo CD/DVD ao vivo do Humberto Gessinger, o eterno líder dos Engenheiros do Hawaii, agora em carreira solo. O novo trabalho é fruto da turnê do disco InSULar lançado em 2013.


É um disco, ao meu ver, focado para fãs que são os chamados  "De Fé", pela ausência de grandes hits e pela presença de músicas lado B. Se é que esse termo existe para os fãs dessa categoria. Mas, afinal, o que seria esse fã "De Fé"? É justamente sobre isso que este post se trata.

Então, roda a vinhet... Ops, esqueci que isso não é um videolog.


Tive a oportunidade de ir a um show da nova turnê, logo quando ela começou. Foi lá que eu identifiquei três tipos de fãs da obra gessingeriana. São eles: Fãs de FM, Fãs Acústico MTV e, é claro, os Fãs De Fé.

Fãs de FM:
Esta categoria poderia ser dividida em duas outras subcategorias que são os que dizem que curtem, mas não pagariam um ingresso para ir a um show; e aqueles que se empolgam e, quando podem, comparecem. Se eu fizesse essa subdivisão, acredito que cometeria o erro de chamá-los de fã. Porque, muitos deles, acham que "Astronauta de Mármore" - clássico do Nenhum de Nós - é dos Engenheiros.

Mas, enfim, esse tipo de "fã" é motivado pela Rádio FM. Geralmente ele já chegou na casa dos 30 anos de idade e acompanhou os hits dos primeiros discos. Pelo menos até o "Várias Variáveis" de 1991. Mas é no "O Papa é Pop" (de 1 ano antes) que ele identifica de fato o que são (ou foram) os Engenheiros do Hawaii.

Esse "fã" costuma dizer que gosta, mas lamenta pelo fato da banda estar sumida e não ter mais nenhum sucesso. Talvez ele lembre vagamente de "Eu Que Não Amo Você" do álbum "Tchau Radar!" de 1999, provavelmente porque o clipe passava constantemente na MTV. E se ele for um pouco mais espertinho, ele até se lembre de "Até o Fim" do álbum "Dançando no Campo Minado" que timidamente tocou nas FMs em 2003. Mas aí seria dar crédito demais.

Levando em consideração que a audiência das FMs têm diminuído, provavelmente o último single radiofônico ("Tudo Está Parado") passou despercebido.

No fim das contas, no show, ele fica com cara de bocó na maioria das músicas e vibra, pula e canta (pelo menos o refrão) com "Toda Forma de Poder", "Somos Quem Podemos Ser", "Pra Ser Sincero" e "Era um Garoto...". Às vezes sem saber o nome dessas músicas. Ele ainda cutuca o amigo do lado e diz "essa é boa".

Enfim, são o baixo escalão dos fãs dos Engenheiros.

Fãs Acústico MTV: Esse grupo é formado por uma galerinha mais nova, sendo que a maioria foi adolescente entre 2004 e 2006. Nesse grupo, também encontramos alguns migrantes do grupo anterior. Tudo graças à MTV que permitiu que uma nova geração conhecesse os Engenheiros, trazendo de volta a banda que estava sumida (hã???) num repertório acústico dos grandes sucessos. Isso é legal, se não fosse um porém: eles só conhecem as músicas deste álbum. De mais nenhum. E, se duvidar, nunca ouviram as versões originais de "O Preço", "Vida Real", "Pose" e "Dom Quixote" que, particularmente, esta é a maior obra-prima gessingeriana.

Voltando ao show, é fácil identificá-los. Eles vibram com as músicas citadas acima e choram de emoção com "3x4" (tudo bem, a música é bonita mesmo). Porém, eles também ficam boiando e com cara de bocós quando alguns clássicos são tocados como "Ando Só" e "Exército de um Homem Só". Po**a!!! Com essas até a turminha das FMs vibra.

Mas, de certa forma, dá pra tolerá-los em comparação à primeira categoria citada. Afinal, apesar do conhecimento limitado, eles admiram a obra. E alguns vão atrás de informação e acabam se tornando um "De Fé".

Fãs De Fé: Ah, esses sim. São os verdadeiros fãs da obra. "De Fé" faz referência a uma música homônima do álbum  "Humberto Gessinger Trio" de 1996 que, por si só, já é um prato cheio para identificar um fã de verdade; uma vez que é o disco mais alternativo da banda.

Os "De Fé" conhecem todas as músicas, todas as versões, identificam álbuns e anos de lançamento num estalar de dedos. Sabem o nome de todos os 17 integrantes (isso mesmo) que já tocaram, inclusive o período em que eles ficaram na banda.

São esses fãs que permitem que Humberto Gessinger mantenha o seu blog ativo com postagens semanais (sempre que a segunda vira terça), que suas contas no Twitter, Facebook e Instagram tenham conteúdos diários com publicação e interação do próprio para com seus seguidores.

Foram graças a esses fãs que por quase dois anos, todo dia 11 de cada mês, o Gessinger fez mini-shows particulares via Twitcam e Hangout, diretamente de sua casa.

São os fãs De Fé que alimentam e propagam a obra gessingeriana, lotam shows e estão a par de qualquer novidade que apareça. E o alemão, é claro, se amarra! O cara tem um carinho enorme pelos fãs. A tal arrogância que tanto foi criada pela mídia (que ao meu ver nunca existiu) ficou no passado.

Os fãs "De Fé" também poderiam ser divididos em subcategorias como os xiitas que apesar de ouvirem tudo, só aceitam uma formação considerada clássica e aqueles que, não sei de onde, criam rivalidades com outras bandas gaúchas. Mas, isso gera muita confusão e briga. Deixa pra lá.

Para encerrar, recomendo a todos os tipos de fãs aqui citados e até os que não conhecem a obra gessingeriana, a ouvirem e pesquisarem sobre. O recente trabalho está belíssimo e vale a dica.

Apenas uma nota importante: não pensem que estar ou não na rádio ou TV é sinônimo de qualidade. Em muitos casos, a mídia vai atrás de quem gosta de aparecer ou cria polêmica. Humberto Gessinger é sossegado, caseiro e não se mete em encrenca. Só faz boa música.

Abraço!

Fan Page: facebook.com/humbertogessingeroficial
Twitter: twitter.com/1bertogessinger
Instagram: instagram.com/1gessinger
Blog: blogessinger.blogspot.com.br/