domingo, 1 de fevereiro de 2009

MEMÓRIA 80/90 - Nº 14

É com orgulho que posto a primeira edição do Memória 80/90 do ano. O de hoje foi inspirado em uma conversa que tive durante a semana passada sobre tecnologia e o rumo chegou aos games. Vamos a eles, então.



Falou em símbolo de tecnologia dos anos 80, falou em Atari. O vídeo game revolucionário, a sensação da garotada (de alto poder aquisitivo dos pais, é claro). O aparelho Atari 2600 (principal da empresa) chegou ao Brasil em 1983 e foi uma febre. Muitos de seus jogos são conhecidos até hoje. O console foi o pioneiro na venda de jogos separadamente por meio de cartuchos. A empresa fabricante lucrou tanto com a venda do game que a ganância subiu à cabeça de seus proprietários. Resultado: muitos funcionários, programadores e colaboradores que eram os maiores responsáveis pelo sucesso do jogo decidiram sair da empresa e se tornarem concorrentes. A concorrência aumentou e isso foi despencando as vendas da Atari. A qualidade dos jogos da concorrência era sem dúvidas superior. Além do mais, meio que obrigaram um dos melhores programadores a produzir um jogo em tempo recorde (a méda era de 5 meses) para chegar ao mercado no natal de 1983. O jogo foi um desastre e isso só contribuiu para a falência da empresa. Apesar disso, nada tirou o símbolo saudosista anos 80 do Atari 2600. Ah, qual era o jogo? E.T. the Extraterrestrial.



Por sua vez, o Odyssey, video game lançado pela Philips em 1981 (1983 no Brasil), foi um forte concorrente no auge do Atari. Seu formato parecido com os microcomputadores da época, por possuírem um teclado embutido, foi o grande diferencial. Mesmo não tendo o mesma popularidade do Atari, o console foi líder de vendas na Europa e popularizou no Brasil o famoso jogo Pac Man, conhecido por nós por Come-Come.



O início dos anos 90 foi marcado pelo sucesso do console Mega Drive de 16 bits, fabricado pela Sega. Seu jogo mais famoso era do personagem Sonic, um ouriço azul que salvava os animais de seu planeta. No Brasil, foi comercializado pela Tec Toy, fabricante de brinquedos eletrônicos. O Mega Drive colocou em definitivo no fundo do baú os outros games de 8 bits dos anos 80.



Para competir com o Sonic, eis que surge o Mario com o Super Nintendo - ou SNES- no ano de 1992, que foi o console mais popular dos anos 90, fazendo da Nintendo a líder do segmmento, chegando a vender mais de 50 milhões de modelos em todo o mundo. (O meu ainda está guardado em uma caixa). Todo esse sucesso contribuiu para que o video game se popularizasse com dezenas de opções de jogos de 16 bits até o ano de 1997 quando deixou de ser fabricado, dando espaço para os games de 32 e 64 bits. Mas até hoje, os jogos do Super Nintendo são muito queridos e procurados.

A tecnologia sempre nos surpreende. Um abraço e até a próxima.

5 comentários:

Bruna Campagna disse...

nintendo é paixão! mas playstation,wii..são muuuito legais! meu blog que eu tô com medo de atualizar e levar pra frente: www.brunacampagna.zip.net

beijo

Thais disse...

Quando vc quiser abrir um museo te arranjo o meu Atari!! ahuahauahu
Joguei tanto nele que fiquei com pena de jogar fora... desde 88. Depois de um tempo ganhei o supernintendo com o "Mario" que nem lembro qtas vezes eu zerei (e cheguei na faze estrela,kkk), mortal combate, e inumeros outros joguinhos q tinha nakela epoca... Adorava ser mariajoão e brincar com os meninos de videogame =P!
É sempre bom lembrar da infância!

... mais ainda vou comprar um Wii, mesmo sem ter mto tempo pra brincar!!!

Paulinh@=) disse...

**Milênios Luz depois...**

Alex, estou de volta, pra comentar sobre os vídeo games...
Confesso q esses novos games, como o Play Station, X-Box e Nintento WII não fazem mais q confundir minha cabeça... vai ver seja a idade... rs

Destes q vc apresentou, ouvi muito falar sobre o atari, principalmente por causa do seriado "Todo Mundo Odeia o Cris"...

Cheguei a jogar um pouco de Mega Drive... mas minha paixão mesmo foi o SNES... qdo meu irmão trocou ele por um PlayStation, e fez o favor de dar meu Super Nintendo embora, minha alegria acabou... não me dei bem com esses novos controles e tecnologias....

De qualquer forma, baixei um combo SNES e jogo, todos os jogos que fizeram feliz a minha infância, aqui mesmo, no pc...

Um abraço a vc... adorei o post...

Vou tentar marcar presença sempre...

Ateh mais!!!

Unknown disse...

Pow cara, quem nunca brincou com pelo menos um desses que atire a primeira pedra. Esses que vc comentou ai foram a febre do momento.Infelizmente o meu SNES deu problema e ficou aposentado, ai eu tenho agora o PS2, e para minha surpresa, tem um cd com vários jogos do SNES pra jogar. Dá pra reviver bons momentos ainda.

Anônimo disse...

OIe..Achei seu blog bem criativo..Adorei!Dá uma passadinha no meu se puder!Bjus!