Semana passada, enquanto navegava em um dos meus blogs preferidos sobre publicidade, encontrei um vídeo que me chamou muito a atenção. Trata-se de um VT francês para uma campanha sobre redução de velocidade nas estradas do país. O filme é chocante ao extremo a fim de conscientizar as pessoas. O apelo emocional se fez presente e certamente os criadores da campanha conseguiram chocar o telespectador.
Assista ao vídeo e acompanhe comigo.
Não há dúvida de que se consegue chocar quem assiste, principalmente após ouvir a fala da criança no interior do veículo. Após ver o filme, pensei que em muitos dos casos é necessário que haja realmente um tratamento de choque para que situações difíceis de serem compreendidas e aceitas sejam solucionadas.
Usando como um exemplo bem simples, pega-se uma criança que apanha da mãe por não ter obedecido após ser chamada a atenção por várias vezes e ainda assim persistir no erro. O fato da mãe ter partido para a violência (o tratamento de choque no caso)soluciona, pelo menos naquele momento, a situação. Apelar às vezes é necessário em muitos momentos. A vida nos dá exemplos disso constantemente. Decepções, mágoas, derrotas e estas por muitas vezes nos dão forças para levantar e dizer: "Peraê, eu estou errando. Tenho que mudar meu comportamento."
Conscientizar, através de palavras dóceis, amáveis e carinhosas nem sempre ajuda. A publicidade mesmo dá exemplos disso que é preciso apelar para pôr na cabeça do infeliz que aquilo que ele faz prejudica não somente a si, mas também a outrem.
É como diz o meu pai: "É preciso umas boas lambadas pra ver se toma jeito".
O jeito é apelar mesmo pra porrada (não literalmente). Não me entenda mal, caro(a) leitor(a), mas quando a vida nos dá a surra pode ser que tomemos a bendita vergonha na cara e o respeito e credibilidade do próximo.
O desrepeito das pessoas, a ausência dos amigos, doenças graves, o medo da solidão e a carência em diversos aspectos são exemplos desse tratamento de choque que as pessoas, que costumam errar, sofrem a fim de consertar seus erros e suas atitudes. Pare e pense. Quantas pessoas você conhece ou já ouviu falar que mudaram seu comportamento hostil por terem levado um grande choque na vida?
Voltando ao vídeo, tiveram que apelar pra pôr na cabeça dos infratores de trânsito que não é preciso "afundar o pé" no acelerador. Àqueles que erram constantemente, um tratamento de choque pode fazer parte a qualquer momento de suas vidas. Mudar o quanto antes é indispensável.
Eu me despeço por hoje com uma frase do filósofo grego Aristóteles: "A essência do sucesso é fazer o bem".
Um abraço!
2 comentários:
**Chocante**
Qdo vc disse TRATAMENTO DE CHOQUE não achei q seria tão chocante...
Mas nesse ponto vc tem razão... às vezes "apelar para a ignorância" é o q dá resultado... veja o caso atual do cara q ficou preso por umas semanas pq o Pai não pagou a fiança poque ele devia "aprender que seus atos têm consequências"... virou escândalo... mas se ele, como pai, achou q essa seria a melhor forma de educar o filho, quem somos nós pra julgá-lo???
Enfim... ótima postagem... como sempre, muito inteligente...
Beijooo
Cuide-se...
Muito interessante a campanha.
Chocante, digamos...
Infelizmente, sentimentos de revolta, tristeza ou indignação são para poucos.
A maioria das pessoas prefere ser indiferente... É mais fácil não precisar assumir suas responsabilidades...
Postar um comentário