O assunto do momento é aquecimento global. Os fatores responsáveis são diversos: poluição das chaminés das fábricas e automóveis, desmatamento e até pum de vaca. Hoje muitas empresas estão investindo em algo a mais: o marketing ambiental. Ele tem uma direta relação com o marketing social que já existia antes. Hoje os dois andam de mãos dadas com um único propósito: destacar um posicionamento positivo de uma organização perante à sociedade. Qual empresa não quer ser bem vista por agir de forma que preserve o meio-ambiente e traga um bem-estar à população e ao meio como um todo?
Por isso, as empresas estão investindo bastante em cima desse propósito. Aí vai da criatividade das agências de comunicação passarem melhor a imagem dessas empresas. Resolvi postar este texto hoje porque vi em um dos meus blogs preferidos de Propaganda & Publicidade uma ação de marketing ambiental que chamou bastante a minha atenção. A agência Saatchi & Saatchi da Dinamarca criou uma ação bem criativa para a WWF (organização que preserva o planeta). Veja a figura abaixo:
A ação tem o objetivo de mostrar como o consumo afeta a preservação das florestas tropicais da América do Sul. Poderia citar aqui inúmeros outros exemplos de ações criativas com o intuito de proteger o planeta, mas quem sabe em outra oportunidade.
E, acrescentando, na Revista Época da semana passada teve uma reportagem a respeito dos esquimós. Os mesmos já estão comprando freezers para conservarem a carne de baleia, alimento essencial para eles. A carne é conservada em buracos escavados no gelo e são mantidas lá em uma certa temperatura ideal. Porém, a carne está descongelando e consequentemente perdendo sua conservação. Aquela velha história de que um bom vendedor consegue vender geladeira até pra esquimó já não está mais fazendo sentido. Eles realmente querem uma geladeira.
Com dizem Humberto Gessinger e Carloz Maltz: "O mundo é teu, é teu umbigo chapado e aquecido".
A coisa está feia mesmo.
Um grande abraço e fique a vontade para comentar.
Até a próxima.
Obrigado.
2 comentários:
Consciência sócio-ambiental...
Gostei do post...
Sou uma admiradora de camapanhas publicitárias... sem nenhuma técnica além da observação... sou do tipo que volta o canal anterior pra terminar de ver a propaganda... mas... enfim...
Adorei a mensagem "subliminar explícita" da campanha dos papéis toalha...
Sobre o aquecimento global... bom... eu realmente tenho minhas dúvidas quanto à possibilidade de freá-lo... além disso... eh engraçado que os países mais poluentes abracem a camapnha para o resto do mundo, mas não se propõem em diminuir a quantidade de gases emitidos por si mesmos, sob a "desculpa" de que isso vai atrasar o desenvolvimento...
Pelo menos, a gente já sabe que o "desenvolvimento industrial" é mais importante que o futuro da população mundial... desde que "eles" estejam com os bolsos, malas e cuecas abarrotadas de dinheiro.. mas... como diria o pensador, "um dia eles verão que dinheiro não se come!!!"
Bjo pra vc...
Ateh mais...
O mundo está em decadência há muito tempo, mas, somente agora as pessoas deram atenção. Muito se fala sobre isso, mas pouco se faz para melhorar. Outro dia vi na TV uma propaganda que era na verdade uma brincadeira, e que de certa forma mostra um pouco da realidade. Bem, devemos preservar para não faltar para nossos filhos e netos. Por isso, vamos ajudar a salvar o planeta.
Postar um comentário