sábado, 16 de fevereiro de 2008

Poeira Publicitária - Nº 01

Olá a todos. Inicio hoje um novo quadro aqui no blog. Um pouco parecido com o MEMÓRIA 80/90, contudo segmentado. No POEIRA PUBLICITÁRIA você fará uma viagem pela história da propaganda, principalmente a brasileira. Postarei, neste novo quadro, alguns comerciais e anúncios antigos. Alguns antigos meeeeeeeeeeeeeesmo. O quadro não seguirá uma cronologia, mas tenho certeza que vocês gostarão bastante. A intenção deste novo quadro é, além da diversão, observarmos o quanto a propaganda evoluiu com o passar dos anos. Evolução em vários aspectos como por exemplo: tecnologia audio-visual, a forma de como a mensagem é passada para o receptor, entre outros. Aqui você encontrará grandes clássicos e alguns comerciais nem tão conhecidos assim, mas que possuem toda uma história e um pouco de humor por trás.

Para abrir esta primeira edição, relembro dois clássicos da década de 60. Duas animações com jingles que marcaram aquela época. O primeiro é o comercial das Casas Pernambucanas. Confira:


Toda vez que chegava o inverno, a Casas Pernambucanas jogava no ar esse comercial. Naquela época, a loja era especializada apenas na venda de tecidos, lãs e cobertores. Hoje você sabe muito bem que encontramos até eletrodomésticos lá. A propósito, a loja completa 100 anos de existência em 2008. E nesse centenário nenhum comercial deles marcou tanto quanto o do frio batendo na porta.

Outro comercial da mesma época foi capaz de mobilizar toda uma nação. Em trinta segundos, uma animação acompanhada de um jingle era capaz de ordenar milhares de crianças brasileiras. Veja o vídeo abaixo:



Esse comercial encerrava a transmissão diária da TV Tupi. Ele era a ordem de que as crianças deveriam ir para a cama. E os pequenos cumpriam religiosamente, todos os dias, às 21 horas, a ordem dada pelo comercial. As pessoas que estão hoje na faixa dos 40 anos de idade, falam que realmente só deitavam após assistirem ao comercial. Em consequência disso, até hoje este VT é sempre lembrado e é indispensável a sua citação quando o assunto é História da Propaganda Brasileira.

Aguarde a próxima edição. Tirarei do fundo do baú mais um empoeirado registro publicitário para mostrar a você, leitor deste blog.

Um grande abraço.

Um comentário:

Anônimo disse...

Nussssssssssssss...

O Que comentar?!!?!? Já falamos sobre isso e... pow... minhas duas propagandas antiqüíssimas FAVORITAS... Adooooooooooooro... claro q não são da minha época, mas eu as conheci no programa "A Hora do Intervalo"... realmente, marcaram época... fora q os garotinhos indo dormir são muito fofos...

Quanto aos aspectos técnicos, não posso dizer muito, sou apenas uma admiradora dos comerciais... fico surpreendida e encantada com propagandas inteligentes, inovadoras, discretas... diria... subliminares...

Amigo... adorei essa nova série...

Beijoooooooo

Te cuida!