domingo, 23 de março de 2008

Poeira Publicitária - Nº 02

Como vai leitor, visitante deste singelo blog? Uma semana se passou e é hora de atualizar as coisas por aqui. Como ficou prometido, trago hoje mais um espisódio da série Poeira Publicitária apresentando grandes clássicos da nossa propaganda. O que mostro hoje irá marcar presença em outras edições da série. Tratam-se de comerciais de automóveis. Sou fascinado por comerciais antigos desse segmento porque é engraçado ver carros que hoje são verdadeiras latas ambulantes, sendo anunciados como novos, zero quilômetro.

Então vamos ao primeiro de hoje:



Esse comercial foi um dos que lançaram a Fiat no Brasil, em 1976, em meio a uma crise do petróleo. O Fiat 147 foi o primeiro carro lançado pela montadora no país. Para quebrar a desconfiança das pessoas, foram veiculados comerciais que desafiavam o automóvel que apresentava um conceito de economia e praticidade. Em outro comercial, o carro percorreu por toda a ponte Rio-Niterói (14 quilômetros) com um litro de gasolina, consumindo apenas 3/4 de litro. Porém, o carro proporcionou à Fiat uma péssima impressão por muitos anos, o que mudou nos anos 2000.

A seguir, outro "carrão". O Chevette S/R:



O comercial acima é de 1981 e lançava o potente Chevette S/R. Tratava-se de um modelo esportivo que atraia o público mais jovem. Não sei você, mas eu dei boas risadas com o Chevettão bravo. A cena do cinto também é ótima.

E eu não poderia me despedir sem antes citar mais um comercial. Não apenas mais um, mas sim um clássico da propaganda brasileira:



Em 1971, este comercial entrou para a história. Ao mesmo tempo que divulgava a construção de uma das rodovias mais importantes do país (a Transamazônica), mostrou a ousadia de apresentar um conceito de carro forte. Criado por um dos meus ídolos profissionais, Alex Periscinoto, o VT teve suas dificuldades. o Fusca voi levado por um Hércules da Força Aérea e a equipe foi atrás em um avião monomotor. Toda a equipe de produção ficou hospedada em um único quarto de uma precária pensão com direito a ataques de aranhas. O automóvel atolou por várias vezes no terreno, sendo resgatado por tratores.

O Fusca, desde o seu lançamento em 1962, comercializou mais de 3,3 milhões de unidades. Será difícil vermos esse carro extinto. Uma pena é que quase 40 anos se passaram e pouca coisa mudou em relação a Transamazônica. A rodovia não é pavimentada em sua grande maioria e na época de chuva - entre outubro e março - é intransitável, sendo preferida por aventureiros em seus jipes 4x4.

Espero que você tenha se divertido com os comerciais que apresentei hoje. Ainda mais por saber que esses carros já foram novinhos um dia.

Um abraço e até a próxima postagem.

Um comentário:

Anônimo disse...

Adorei...

Ainda mais pq estou passando por uma crise de envelhecimento... e neuras por causa disso... sou uma velha caquética, como vc bem sabe... mas... bom saber q máquinas potentes de ontem são velharias de hoje!!! kkk

Acho q vou trocar meu Gurgel por um 147 q sobe e desce as escadarias da penha... ou talvez por um fusca q rode na transamazônica... ei... aquele chevete tinha "câmbio automático e direção hidráulica"?!?!?!... kkk

Pensando bem... vou ficar mesmo eh com o Meu Gurgel...

Bjo...