domingo, 13 de julho de 2008

MEMÓRIA 80/90 - Nº 10

Olá visitante deste mundo. Hoje é um post especial. Especial porque é a décima edição do MEMÓRIA 80/90, o blog está com novo visual e porque neste domingo foi comemorado o dia mundial do Rock (yeah!!!). E como o propósito desta série é de relembrarmos momentos inesquecíveis que marcaram a infância e a adolescência de muitos leitores deste blog (não excluindo as outras faixas etárias), trago hoje alguns clássicos nacionais e internacionais das duas décadas que marcaram essas épocas e que hoje quando ouvimos exaltamos o tradicional "Putz! Olha essa música!". Fiz questão de escolher bandas que não existem mais. Eis a primeira:



Confesso que há diversos exemplos que eu poderia citar aqui, mas quis chamar a atenção daqueles que viveram a década de 80. E como o Rock Nacional teve o seu auge nesta década - apesar de eu considerar uma moda - ,tive que escolher aleatoriamente uma banda que marcasse bem aquele período. E não tem como deixar de lembrar os anos 80 após ouvir essa música do Metrô. Apesar da banda ter ensaiado uma volta com a gravação de um disco em 2002, foi na primeira metade da década de 80 que ela deixou sua marca. Qualquer coletânea ou festinha anos 80 que se preze tem por obrigação a música "Tudo pode mudar" em seu set list.

Uma internacional agora:


A banda The Smiths, em apenas quatro anos de carreira, foi responsável por aquilo que não ficou somente na década de 60 com os The Beatles: a essência do Rock britânico. O fato da banda não ter continuado nas décadas seguintes fez com eles fossem a cara dos anos 80. Basta simplesmente ouví-los para se chegar a esta conclusão.

Outra internacional, dessa vez dos anos 90:


Se The Smiths são a cara dos anos 80, o que dizer então do Nirvana? Apesar da banda ter sido fundada no fim dos anos 80, foi na década seguinte que ela se tornou um ícone. Nevermind, álbum lançado entre 1991 e 1992, é considerado um dos melhores discos da história do Rock mundial e eu não poderia deixar de fora esse grande clássico acima simbolizando os anos 90. Claro que muitas outras bandas podem ser citadas, mas não posso colocar todas aqui.

E para encerrar, o nosso representante dos anos 90:



Recentemente foi exibido na TV um especial em homenagem a esta banda. Sempre defendi que tirando o lado cômico que os caras demonstravam em suas músicas, eles foram responsáveis pela abertura das portas do Rock Nacional após os anos 80. Entre 1989 e 1995 o Rock no Brasil foi uma verdadeira lacuna representada por guitarras limpas e pouca ousadia Rock'n Roll, onde o que predominava na rádio era tudo menos Rock. Os Mamonas Assassinas podiam ousar e após o trágico fim da banda, em 1996, pudemos presenciar novas bandas de rock com destaque nas rádios e é claro com seus riffs de guitarra mas evidentes. Sem dúvida nenhuma os Mamonas Assassinas conseguiram sozinhos, em menos de um ano, representar toda uma década. Não desmerecendo as bandas que surgiram antes, durante e depois.

Apesar de estar postando quase no fim do dia, parabéns aos apreciadores e ao melhor estilo musical de todos os tempos: o Rock e suas vertentes. Estilo este que faço questão de lembrar todos os anos no dia 13 de julho.

Um abraço e até a próxima.

2 comentários:

Tiago Oliveira disse...

Rapaz, Feliz dia do Rock!
É sempre bom lembrar das coisas que já aconteceram, afinal é a única maneira de confirmar a nossa evolução (Ou involução).
Confesso não ser fã das bandas que você citou, à excessão dos Mamonas, claro.
Mas com certeza elas representam bem as décadas citadas!!

Abraço Quixote!

Paulinh@=) disse...

Alex, caro amigo, Saudações...

Adorei o post sobre o Rock Anos 80/90... uma memória digna nesse dia comemorativo...

Observando 4 bandas, cada uma integrada a uma vertente do rock... o q comprova q música pode ser feita de diversas formas, e q cada época oferece condições diferentes para a formação ideológica e identidade de cada banda...

Senti falta de um comentário sobre Engenheiros do Hawaii... q pra mim, é um dos expoentes do BRock Anos 80 que ainda se sobressai e, Deus queira, continuará produzindo música de qualidade por muito tempo!!!

Abraço...

Ateh a próxima!!!

P.S. Peço desculpas pela simplicidade do coment...