quinta-feira, 21 de fevereiro de 2008

Tratamento de choque - O Retorno

Olá amigo visitante do meu mundo. Estou aqui mais uma vez trazendo a eficiência do tratamento de choque. Certa vez, citei aqui mesmo sobre campanhas e ações publicitárias que exploram cenas fortes para conscientizar o infeliz cidadão sobre determinados temas que são problemas na sociedade. Temas como dirigir alcoolizado, não fumar, poluir o ambiente, entre outros. Naquela ocasião fiz uma analogia das campanhas com a realidade pessoal do nosso dia-a-dia.

Por isso, trago hoje mais dois exemplos de campanhas que exploram esse lado mais radical da mensagem. O "tapa" na cara para dizer "Ô, seu babaca. Vê se aprende!". Ao contrário daquela ocasião, prometo que o texto e os exemplos de hoje resumirão-se apenas em ações publicitárias.

O primeiro é o vídeo abaixo. Veja e tire suas conclusões.



Esta ação aconteceu no Chile e não há dúvidas que ela mudou o comportamento de muitas pessoas que insistem em dirigir sem o cinto.

A próxima ação é mais chocante. E ainda tocando no assunto cinto de segurança.

Clique na imagem para ampliar:



Este anúncio é alemão e diz: “Todo mês, uma criança morre por não usar o cinto de segurança no banco de trás”. É comum a criança dormir no banco traseiro do carro totalmente desprotegida. A imagem do anúncio conscientiza de que a criança corre o risco de dormir no sono eterno.

Poderia citar aqui diversas ações publicitárias com esse grau de choque na mensagem e na imagem. Mas não podemos negar que elas são eficientes. Esse tipo de ação é bastante comum lá fora. Aqui no Brasil isso é pouco explorado. A idéia pode até existir, mas certamente, na maioria das vezes, é barrado pelo nosso querido CONAR (Conselho Nacional de Auto-regulamentação Publicitária). Enquanto isso, o trânsito brasileiro vai continuar sendo uma "tentativa de suicídio". As campanhas de trânsito devem ser mais fortes. Não temos nada a perder. É necessário colocar à força na cabeça dos condutores de veículos a verdadeira ética no trânsito. Passar a mão na cabeça e falar com carinho já não dá mais.

(e isso vale pra qualquer situação)

Um comentário:

Paulinh@=) disse...

Campanhas muito inteligentes... principalmente levando em conta q um exemplo é mais q eficiente...
Quanto às campanhas publicitárias no Brasil... bem... barrar essas abordagens "chocantes" só comprova quq ainda vivemos uma censura descontrolada...
só assistimos ao que nos é permitido... o que convém ser mostrado... enquanto a sujeira é toda empurrada para debaixo do tapete... até quando???


Continue nos premiando com suas opiniões e críticas a respeito das campanhas publicitárias...

Desculpe... hj não estou mto inspirada...

Ateh a próxima!