sábado, 19 de abril de 2008

Poeira Publicitária - Nº 03

Olá visitante deste singelo mundo. Trago hoje mais um episódio da série Poeira Publicitária e mais uma vez resolvi segmentá-lo. Apresentarei alguns comerciais clássicos de marcas que são sinônimos de produtos. Mas antes, explicarei o que significa isso.

Uma marca vira sinônimo de produto quando ao invés de chamar achocolatado de achocolatado, você o chama de Nescau, por exemplo. Em muitos casos, a marca representa um produto de forma tão intensa que nós o conhecemos apenas pelo nome da marca. Um exemplo forte é Xerox. Atribuimos o nome da marca da fotocopiadora para qualquer tipo de fotocópia. Quem já não viu a famosa plaquinha: "Tiramos xerox" ou frases como "Traga uma xerox da sua certidão de nascimento". Eu, particularmente, acho isso fantástico e é o orgulho de toda empresa ver a sua marca virar sinônimo de produto. Então vamos a alguns exemplos:



Este foi um dos vários vídeos dos Cotonetes. O homenzinho azul foi o garoto-propaganda da marca no lançamento do produto no Brasil na década de 70. O público simpatizou de tal forma com o produto que este, assim como seu personagem, sairam da mídia, mas até hoje têm uma presença marcante nos lares brasileiros. O homenzinho azul ainda está presente nas embalagens. Talvez as pessoas mais novas nem imaginam o porquê dele alí. E o melhor de tudo foi fazer da marca um sinônimo de produto, pois independente da marca que for, sempre será o produto Cotonete. Ou vai me dizer que você foi ao supermercado ou à farmácia e trouxe uma caixa de hastes flexíveis com pontas de algodão, o verdadeiro nome do produto? Ah! Conta outra, vai.

Vamos ao próximo:



"Tá com dor de cabeça? Toma uma aspirina que passa." Aspirina virou sinônimo de comprimido para dor de cabeça. Pode ser qualquer outra marca, mas o termo utilizado é aspirina. Hoje isso não acontece com tanto impacto, mas no começo - é claro com a propaganda (viva!!!) associada a marca Bayer e ao seu quase centenário slogan "Se é Bayer, é bom" - qualquer comprimido que aliviasse a dor era chamado de aspirina.

O próximo eu acho fantástico:




Quando eu me mudei para o Paraná, percebi essa marca como sinônimo de produto na região. Talvez no sudeste também seja. Acontece que cueca lá no norte, é cueca mesmo. Ponto e acabou. Por outro lado, aqui no sul, as pessoas chamam cueca de zorba, ou seja, a propaganda da marca de roupa íntima masculina fez tanto sucesso no sul do país que Zorba virou um sinônimo de produto por aqui. Sem contar que este comercial da Zorba é considerado um dos clássicos da propaganda brasileira.

E para encerrar, não poderia deixar de fora um dos maiores exemplos de marca como sinônimo de produto:



Bom Bril não se resume somente à esponja de aço. Trata-se de uma empresa que atua no setor de higiene e limpeza doméstica com uma variedade em sua linhas de produtos, mas a esponja de aço é o seu produto principal. Este alavancou suas vendas e tornou-se presente em 90% na preferência dos consumidores graças ao seu garoto-propaganda recordista, o ator Carlos Moreno que já gravou mais de 350 comerciais para a linha de produtos Bom Bril. Carlos Moreno foi tão importante para a empresa que após a sua saída, em 2004, o produto perdeu terreno no mercado para outros concorrentes, principalmente a Assolan. Em 2007, Moreno assinou um novo contrato de tempo indeterminado para que a Bom Bril saísse do sufoco da concorrência. No vídeo acima você pôde acompanhar os melhores momentos desses 30 anos de Carlos Moreno como garoto-propaganda da Bombril e que fez desta marca sinônimo de esponja de aço.

Posso citar vários outros exemplos como Maizena (amido de milho), Durex (fita auto-colante), Q-boa (água sanitária), Leite Moça (leite condensado), Gillete (lâmina de barbear), entre outros. Há alguns que você nem imagina que seja uma marca, ao invés de um produto. Cito como exenplo o poliestireno. Nome estranho, não é? Pois pasmem. Este é o produto da marca Isopor. Essa relação é parecida com o caso da Xerox.

Antes de encerrar, lembrei de um fato engraçado que um professor, que tive na faculdade, - o grande mestre Everton Arruda - citou a respeito do Nescau como sinônimo de produto. Conta-se que em uma pequena cidade foi lançado um achocolatado em pó que não lembro o nome, mas o chamarei de Chocolex em minha homenagem. Numa ação de merchandising em um programa local, o garoto-propaganda em posse do produto soltou a seguinte pérola: "O nosso nescau é melhor que qualquer outro nescau que tem por aí. Por isso o melhor nescau é o Chocolex". Não preciso dizer mais nada, não é?

O Poeira Publicitária teve um lado mais didático hoje e espero que tenham gostado.

Um abraço e até a próxima.

4 comentários:

Paulinh@=) disse...

Meu querido amigo...

Finalmente outro post... estava ansiosa... e outro da minha série preferida... começo a pensar seriamente em fazer "Publicidade e Propaganda".... uma concorrente... será!?!?!? hehehe

Mas enfim... minha grande paixão por propagandas fez meu coração bater mais forte... adorei "saber" como foi q o "tiozinho azul" foi parar na caixinha de cotonete... pq td mundo chama remédio pra dor de cabeça de aspirina... não consegui ver o vídeo do Bom Bril... mas... é impossível chegar no mercado e não perguntar "vc tem o BOM BRIL da assolan"!?... kkk

Mas vou me concentrar no comercial da ZORBA por causa da sua observação inesperada.... realmente, ZORBA é o nome da cueca na região sul do Brasil... e a propaganda do pintinho, eh antológica... ou seria ontológica... enfim... mas qdo vi o vídeo da zorba, me lembrei de um comentário que ouvi de um amigo essa semana... dizia ele "pow... ateh cueca apertada eu uso... mas quem foi o GÊNIO que inventou uma cueca com buraco dos dois lados!?!?!? Pow... assim não dá..."
Na hora eu ri... mas... pensando bem... coitado... ateh entendo o comentário indignado dele... kkk
mas... uma coisa q gostaria mesmo de saber é... como fizeram a zorba ficar em formato de "preenchida" pra propaganda...?!?!?!?

Adorei o Poeira!!!

BEijoooooooooooo

Cuide-se!

Everaldo Ygor disse...

OLá...
Realmente não dá para esquecer essa publicidade ai... Todas marcaram o seu tempo...
Abraços
Everaldo Ygor
http://outrasandancas.blogspot.com/

Tiago Oliveira disse...

Rapaz, é incrível o que essas empresas conseguem fazer. Imortalizaram suas marcas de tal maneira, que ouso dizer que em algum momento os nomes originais serão oficialmente aposentados, e essas marcas assumirão o posto de nome oficial.

Penso nas sandálias Havaianas. Qualquer chinelo que se veja é Havaianas, não importa a marca.

A curiosidade me bate: Calças Jeans. Jeans é marca ou produto?

Abraço!

IA disse...

Parabéns pelo blog! conteúdo interessante.