sábado, 3 de maio de 2008

MEMÓRIA 80/90 - Nº 08

Olá, amigo(a) leitor(a) deste blog. Trago hoje mais um episódio da série Memória 80/90, espaço este onde você relembra a sua infância e juventude. No epísódio de hoje relembrarei alguns brinquedos que fizeram sucesso na época. Certa vez citei aqui o Playmobil, que foi meu companheiro de inúmeras tardes. Desta vez trago alguns exemplos de brinquedos que nunca brinquei e tive pouco acesso a eles.

Começo por este:


O Pense Bem era uma espécie de computador produzido pela Tec Toy. Sua função era estimular o aprendizado. O brinquedo acompanhava alguns livros que depois podiam ser vendidos separadamente conforme fossem lançadas novas edições. Confesso que fiquei sabendo disso enquanto pesquisava para publicar aqui. Com o funcionamento a base de pilhas, a criançada aprendia diversos temas, tabuada, brincava com joguinhos, enfim, divertiam-se aprendendo e brincando. O Pense Bem foi considerado o melhor brinquedo do ano de 1988. Porém, seu valor era alto, o que impediu algumas crianças de o terem. Inclusive eu. O meu único contato com o brinquedo era de longe nas lojas e pela tv sendo sorteado nos programas infantis do SBT e seus respectivos quadros como a "Porta dos Desesperados" do Sérgio Malandro. Mas isso fica para outro Memória 80/90.

O próximo eu tive:


O Papa Ficha da Estrela era nada mais, nada menos que um caça-níqueis de brinquedo. O proósito era terminar com o maior número de fichas possíveis. Porém, quando ele "papava" suas fichas, era um decepção. Brinquei por muito tempo com ele, até que meu irmão nasceu e criança pequena não perde a oportunidade de destruir. Começaram a sumir as fichas até que o brinquedo se transformou em uma velha carcaça jogada no lixo.

E para encerrar, mais um brinquedo de sucesso, mas que eu também não tive:


O Pogobol foi lançado pela estrela no natal de 1987 e vendeu 800.000 unidades. Foi relançado entre 1995 e 1996 mas depois disso não foi mais fabricado no Brasil. E para que servia? Simplesmente para pular. As crianças iam para vários lugares pulando no brinquedo. Pular de Pogobol chegou a ser até modalidade em olimpíadas escolares.

Bom, em breve postarei mais brinquedos inesquecíveis dos anos 80 e 90. Você teve um Pense Bem, Papa Ficha ou Pogobol? Seu comentário e sua lembrança serão bem-vindos.

Um abraço.

8 comentários:

Paulinh@=) disse...

Tive uma infância feliz... nunca tive nenhum desses... o único com q tive contato, dos citados, foi o pogobol... eis a vantagem de ter primas mimadas... kkk tudo o q queriam ganhavam... e eu usava com elas... kkk
Não tenho muito a comentar a respeito desses brinquedos... mas... relembrar é viver... e vira e mexe o assunto "na minha infância eu brincava com..." é tema de conversas com os amigos... ontem mesmo lembrávamos do Aquaplay... e suas imitações paraguaias... kkk mas que era divertido tentar encaixar as argolas nos pinos, era e muito!!! kkk mas não quero antecipar e estragar seu próximo post a respeito dos brinquedos da nossa infância...

Um grande abraço pra vc, meu amigo... até a próxima...

@=)

Tiago Oliveira disse...

Rapaz, agora fiquei nostálgico. Lembro do "Pense bem", apesar de nunca ter tido um só meu, brincava com o dos outros.
O "Papa-ficha" eu tive, quantas tardes não passei arriscando minhas tão preciosas fichinhas!
Já o "Pogobol" me propiciou tombos memoráveis!

Fico ansioso para ler a próxima lista de brinquedos, para então poder novamente mergulhar nas águas da minha infância.

Abraço jovem amigo!

Anônimo disse...

Nooossa... Realmente o Memória 80/90 se superou dessa vez, trazendo à tona esses brinquedos tão marcantes. Eu tive um Pogo bol, da versão relançada, e vê-lo na postagem me deixou com uma melancoliazinha gostosa na boca...

E, curiosidade: ele também servia de nave espacial para bonequinhos de super-herói... Quem não teve nenhum dos cavaleiros do zodíaco?

Coisinhas marcantes...

Anônimo disse...

Rummm não tive esses ai.

Mas lembro que desta epoca eu tinha um foguetinho branco .....é aquele mesmo do filme......que abria duas comportas na parte de cima..........ficava bravo quando meus primos pensavam em por as maos nele.....rssrrs mas não consigo lembrar o que aconteceu com ele........

Unknown disse...

Naum tive nenhum destes brinquedos, mas diversas vezes assistindo programas naquela época, lá estavam eles. Lembro que o único produto da TEC TOY q usei foi um video-game Master System, sucesso do momento naquela época. Depois foi um SNES, espero que tenha um somente com os video-games da época.Muitos deles ainda existem a venda com roupa nova, mas vou esperar esse post. Acho que a infancia das crianças dessa época era mais divertida. Tanto que, quando falamos sobre algo muita gente fica lembrando depois com alegria. Ótimo relembrar grandes momentos.
Abraços meu irmão.

Seile Manuele Corrêa disse...

Ahhhhh!
Tempos que não voltam...

Saudade das coisas quando elas eram capazes de compor uma história concreta...

Daqui 15 anos, nossas atuais crianças terão muita sorte ao conseguir descrever suas brincadeiras de infência caso ninguém tenha teclado "Del"...

Daniel Junqueira disse...

Matéria interessante sobre alguns brinquedos que tive a felicidade de possuir, como em minha infancia eu era um atleta, meu preferido era o pogobol.
Realmente era uma febre falo com nostalgia dá época que eu e meus primos faziamos competições de que se mantinha por mais tempo pulando, pulando...
Parabéns pela matéria!!!

Anônimo disse...

OI,Alex...sou a Claudia Cozzella que comentou no blog do Alex...se tiver orkut me adicione..acho que temos boas ideias para trocar..
Sucesso pra nós...bj
Ah,meu email é claudiacozzella@hotmail.com