sábado, 14 de junho de 2008

ANIMAIS RACIONAIS? NEM TANTO.





Observando o comportamento humano, percebo o quanto somos irracionais diante dos outros animais. Tudo bem, filósofos de plantão, podem me queimar na fogueira por essa afirmação. Resultados de pesquisas do Instituto de Tecnologia de Massachusetts dizem que a maioria de nossas ações é guiada pelos instintos e não pela razão. Cerca de 80% de nossas ações são automáticas, instinto puro. Ou seja, apenas 20% delas são guiadas por aquilo que os filósofos chamam de razão. Será mesmo que o homem possui o livre arbítrio resultando em sua realização? Ele realmente escolhe o que quer de forma racional? Esses 20% restantes de consciência são capazes de suprir os 80% de instinto em suas ações?

São perguntas que podem gerar milhares de respostas. Às vezes acho que esses 20% de consciência é que fazem do homem, o animal mais desprovido de inteligência. Talvez se fóssemos 100% instinto como os outros animais, seríamos e viveríamos num mundo bastante melhor. Observem as formigas. O modo como elas conduzem uma comunidade com suas devidas regras (cumpridas à risca), a divisão hierárquica (podemos chamar assim), entre outros fatores que atribuímos a elas. Não somente as formigas, mas também diversas outras espécies de animais. Cada um com um propósito natural e estando sujeitos à cadeia alimentar, esta muito rude por sinal.

Se analisarmos desde o momento em que nascemos, percebemos o quanto somos inferiores perante os outros animais. Um bebê não consegue sobreviver sozinho no mundo. Ele precisa do meio para crescer e viver até alcançar sua independência. Se é que ele alcança. Isso porque o ser humano é eminentemente social. Para o homem, é difícil aceitar a ideia de que um dia poderemos ser inferior. Afinal, desafiar o todo-poderoso ser humano chega ser uma audácia enorme. O homem certamente desenvolveu uma sociedade e a habilidade manual para diversas tarefas em virtude desses 20% de consciência. Esse percentual permite tomar decisões baseando-se em análises e argumentos, mas quem garante que a princípio (o antes de tudo) o homem não toma sua decisão pelo instinto? É claro que sim. A primeira decisão a ser tomada é sempre a impulsiva. É necessário um intervalo de tempo satisfatório para que ele tome outra decisão baseada em situações e ambientes que o favoreçam ou não. É nesta hora que a razão fala mais alto. Agora, se esta é a melhor decisão, aí é outra coisa.

Se fóssemos 100% instinto, provavelmente eu não estaria escrevendo aqui, porque o homem não teria desenvolvido a tecnologia suficiente para criar essa ferramenta chamada blog, entre outras. Começo a desconfiar que de nada vale os 20% de razão que nós temos direito, uma vez que poucas vezes sabemos usá-las. Alguns não se dão o trabalho de usá-la e outros passam praticamente a vida inteira buscando um sentido para essa razão. Enquanto isso, os instintos trabalham o tempo todo. E mais, esses instintos trabalham lado a lado com o funcionamento do organismo e nossas necessidades vitais. Para que serve a razão, então? Para escolhermos a salada ao invés doo pernil assado, sabendo que adoramos carne de porco, mas por algum motivo ela nos faz mal? A vontade de comer o tal pernil é real e ela se faz presente, porque antes de pensar em comer a salada, somos carnívoros. O instinto nos permite a isso.

Casamos com pessoas erradas porque acreditamos que ela nos farão felizes de alguma forma e preencherá um certo vazio ou carência. Mas o nosso instinto às vezes nos dá a vontade de desejarmos outra pessoa, mas que a razão não nos deixar aproximar. Às vezes até deixamos de ficar com a pessoa certa, em virtude dessa tal "razão". Tomamos decisões que às vezes nos fazem fugir da ética e da moral porque elas podem trazer benefícios ou alguma felicidade plena. Posso citar aqui diversas situações em que a razão toma o lugar do instinto, mas este não deixa de prevalecer na ação humana.

Seria então a razão, burra? Por vezes, chego a acreditar que os loucos, desprovidos de juízos, são os verdadeiros normais diante da sociedade. A tal razão é a responsável por esse mundo auto-destrutível que está se formando. O homem vem desenvolvendo suas pesquisas para benefício próprio, deixando de lado aquilo que é o motivo maior de sua sobrevivência: a sociedade. Até mesmo os que se consideram egocêntricos, não conseguem viver sozinhos. É necessário que haja alguém, um meio para o seu bem-estar. Sendo assim, o homem destrói por meio da (ir)racionalidade, a sua sobrevivência. Ou seja, de nada vale pensar, analisar e discutir o sentido das coisas. A razão propriamente dita deveria ser os instintos pelos quais os animais agem. Não desmerecendo a doutrina divina, pois valorizo muito isto, posso dizer que faltou muito pouco para sermos realmente perfeitos. Digamos que apenas 20%.

Um abraço e até a próxima.

2 comentários:

Tiago Oliveira disse...

Não creio que os filósofos (Os de verdade) discordem de sua afirmação que diz somos irracionais diante dos animais. É algo com um certo sentido, digno de reflexão.
Quanto aos instintos... Não creio que o homem ainda os tenha em quantidade saudável. O homem é fruto da sociedade atual, e responde involuntariamente com insumos recebidos dessa sociedade, não com o verdadeiro instinto.
Um leão que nasce na Savana, cresce e age como um Leão Legitimo, mesmo sem conhecer outros leões. É isso que ele é. Ele sabe disso sem ninguém explicar.
O Homem que nasce, não é simplesmente homem. Ele é fruto do contexto onde está inserido. Pode ser tudo que o meio quiser fazer dele. Um ser humano nascido na "Savana" não é homem, e talvez nunca venha a sê-lo. SAD BUT TRUE.
E para fechar, uma citação do grande, e fictício, Agente Smith: "O ser humano não é uma mamífero. Os mamíferos vivem em harmonia com o ambiente onde vivem. O homem não. Ele consome tudo ao seu redor, quando nada mais resta, ele migra para outro local, onde repete este padrão. Há outra espécie que segue o mesmo padrão. Os vírus."

Abraço jovem Quixote!

Paulinh@=) disse...

Alex... oq foi isso hein?! Crise existencial, crise criativa!? Não sei... só sei q eu adorei...
Tempos atrás li em algum lugar que "o homem é um animal que ri"... parei pra pensar... assim como vc fez na postagem hj... eh somente isso q somos... é somente este o nosso talento q nos difere de todos os outros animais... pq, pensando pelo lado coletivo, do bem comunitário, eles agem mais racionalmente que nós... meros mortais...

Mto boa postagem!!!

Bjão...

Te cuida!