domingo, 1 de junho de 2008

MEMÓRIA 80/90 - Nº 09

Como vai amigo(a) leitor(a)? Vamos relembrar a nossa infância? No episódio de hoje da série MEMÓRIA 80/90 apresento o tema de abertura de alguns desenhos que fizeram parte das nossas manhãs ou tardes na telinha da TV. Eis os primeiros:






He-Man e She-Ra eram dois irmãos gêmeos, heróis, onde cada um tinha sua série animada. O primeiro voltado para o público infantil masculino e o segundo para o feminino. A série do He-Man foi lançada em 1983 e até 1985 foram ao ar 130 episódios divididos en duas temporadas. Em 1985 surge a série da She-Ra com 93 episódios. Ambos tinham o propósito de defender seus planetas dos vilões. O maior vilão do He-Man era o Esqueleto, enquanto o da She-Ra era o Hordak. Os heróis tinham seus aliados na luta contra o mal. Ao lado de He-man estavam a Feiticeira, o Mentor e o Gorpo, além de outros aliados. Ao lado da She-Ra havia a presença da Esperança da Luz, Madame Riso e Corujito. Muitos outros personagens aliados também faziam parte do enredo. Os dois desenhos foram exibidos pela Globo na década de 80 e início dos anos 90.

O próximo:


A Nossa Turma era um desenho com uma grande lição social onde personagens de raças diferentes conviviam em harmonia compartilhando alegrias e tristezas. Montgomery (o alce), Vilma (a ovelhinha), Dotty (a cadelinha), Zipper (o gatinho), Bingo (o castor) e Márcia (a ursinha) viviam em um trailer que era bastante cobiçado pelo vilão Catchum Crocodilo e seu comparsa atrapalhado, Leni. Cada personagem possuía sua característica própra que simpatizava àqueles que assistiam. O desenhO era exibido pelo SBT e a trilha de abertura é um dos mais conhecidos temas de animação mundial.

Continuando:


Este era um dos meus preferidos. O desenho Muppet Babies foi uma adaptação da série homônima de grande sucesso nos Estados Unidos na década de 70. Na série, os personagens eram adultos enquanto a sua adaptação em desenho animado mostrava a infância deles. Eles viviam em um berçário onde aprontavam as mais diversas confusões tudo através da imaginação. Alguns desenhos adotaram a mesma idéia anos depois como O Fantástico Mundo de Bobby e o Doug. Quem não lembra da porquinha Piggy, do sapinho Caco e do atrapalhado Gonzo? Sem contar a babá Nanny que nunca mostrava o rosto. Quantas aventuras não participamos junto deles?

E para encerrar:


Sara e o seu Cavalo de Fogo. Juntos, eles viviam muitas aventuras contra a terrível bruxa Diabolyn (olha o nome). A bruxa queria a todo custo ser a nova rainha do reino Darshan que tinha como trono merecido a jovem Sara. As aventuras realmente prendiam a atenção daqueles que assistiam sempre esperando um fim nada bom para a bruxa.

Certamente os temas de abertura fizeram você lembrar de momentos maravilhosos da sua infância. É isso que sempre procuro quando posto um MEMÓRIA 80/90 aqui no blog. Em breve apresentarei mais temas de desenhos animados. Espero ter arrancado um sorriso do seu rosto, amigo(a) leitor(a). Um abraço e até a próxima.

3 comentários:

Paulinh@=) disse...

Querido Alex... adorei a postagem...

Amanhã comento melhor... desculpe a correria!!!

Bjo

Tiago Oliveira disse...

Cara, com certeza esses desenhos estão impregnados na minha alma!
Como esquecer de He-man e os Mestres do Universo? (Não dá para esquecer, afinal de contas assisto até hoje!).
Tambem assistia a She-ra, às vezes (só às vezes) eu achava o Hordak mais legal que o Esqueleto. E Você esqueceu de citar o Arqueiro, com aquele coração no meio do peito!
E a "Nossa turma"? Get along gang, get along gang!!!!
Os muppets também eram demais. Eu era fã do Fozzy e do Gonzo.
E o que dizer do cavalo de fogo? Até hoje meus amigos e eu cantamos a música tema nos nossos churrascos!

Bons eram aqueles tempos, por que os desenhos de hoje parecem que foram feitos para pequenos retardados, não para crianças.
As coisas não foram mais as mesmas com o advento dos Teletubbies...

Abraço nobre amigo publicitário!

Unknown disse...

Aeeee,desenhos de verdade.Lembro quando ficava a manhã toda assistindo esses e outros desenhos.Hoje em dia,os desenhos apelam para a ficção de forma exagerada.Já não os considero desenhos animados,mas sim desenhos de ficção.É,feliz de quem pode aproveitar aquela época e teve a oportunidade única de curtir he-man e she-ra pela primeira vez.Bom,gostei desse memória.É sempre bom relembrar os grandes momentos.valeu veio,abraços.