domingo, 22 de junho de 2008

POEIRA PUBLICITÁRIA - Nº 05

Olá amigo(a) leitor(a). Este espaço completou um ano na última semana e uma das grandes criações deste blog é este quadro que relembra grandes clássicos da Propaganda Brasileira. E hoje eu venho aqui falar de jingles. Ah, os jingles. Quando um comercial lança uma musiquinha que não sai da sua cabeça, não tem jeito. É sucesso e retorno da marca na certa. No último episódio, eu apresentei o do Caldo Nobre da Galinha Azul. Trago hoje mais alguns exemplos de jingles que marcaram alguns comerciais e que até hoje são inesquecíveis na lembrança de uma marca. Mas antes, darei uma pequena definição de jingle: Trata-se simplesmente de uma mensagen publicitária cantada, que é bastante utilizada no rádio mas com um recall eficiente na TV.

Eis o primeiro:


O comercial foi ao ar em 1991. Foram lançados dois filmes: este da pipoca e outro da pizza, cada um com o seu respectivo jingle. Mas foi o da pipoca que mais pegou e proporcionou um maior recall. A Coca-Cola já havia feito uma ação na década de 50 nos EUA onde por meio de mensagens subliminares sugeriam que os frequentadores de cinema comessem pipocas acompanhadas do famoso refrigerante. Se foi pensado nisso, eu não sei, mas a estratégia do Guaraná Antarctica foi de tirar o seu concorrente (Guaraná Taí da Coca-Cola) do meio do caminho sugerindo o acompanhamento do guaraná. Resultado: o comercial tornou-se um dos que entraram para a galeria dos inesquecíveis e de quebra ainda ganhou vários prêmios. Confesso que ao ver o comercial, tenho mais vontade de comer pipoca do que beber Guaraná.

Próximo:


O Bamerindus não existe mais. Depois de ter entrado em dificuldades em 1994, o HSBC e o Banco Central assumiram as partes boas e ruins respectivamente. Mas, não podemos negar que o comercial deste banco marcou uma época tudo graças ao seu jingle. Este foi criado ainda no início da década de 70, mas sua revitalização vinte anos depois - na interpretação do grupo "Os Três do Rio" - foi fundamental para a lembrança da marca. A campanha mostrou uma série de filmes onde eram caracterizadas várias situações sempre com o famoso jingle. Agora você pode me perguntar: Alex, se a campanha fez tanto sucesso, por que o banco praticamente faliu? E eu respondo: se não souber administrar o sucesso, ele se tornará um fracasso. A propaganda fez a parte dela.

E para encerrar, um clássico dos anos 70:



O jingle acompanhado da animação foi responsável pelo sucesso das groselhas vitaminadas Milani a partir do ano de 1978 e durou por mais de dez anos na boca da criançada, pois o refresco era voltado para o público infantil. A interjeição "iahu!" representou por muitos anos a sensação de comemorar e vibrar com algo. "Iahu!!! Ganhei o prêmio!" Até que em 1994 nasceu uma poderosa empresa americana de serviços de internet cujo nome soava de forma idêntica à famosa interjeição da Milani, o que acabou de vez com a brincadeira e fez com que "iahu!" se tornasse uma expressão tão ultrapassada quanto chamar uma mulher de broto ou gatinha (sim, esta eu considero do fundo do baú). O nome da empresa eu nem preciso falar, né? A Milani continua suas atividades normais, mas sem estar presente na mídia.

Esse é um assunto com vários exemplos que podem ser expostos, mas deixarei para uma próxima oportunidade.

Um abraço e até a próxima.

3 comentários:

Paulinh@=) disse...

Caro Amigo, Alex...

Postagem carrada de lembranças!!!

Dias atrás, assistindo a um documentário sobre propagandas, eu e meu namorado, nos empolgamos cantando várias musiquinhas, dentre elas essa do Guaraná Antárctica...
E olha... assim como a vc, ouvir a musiquinha me dá uma vontade de PIPOCA!!!

Quanto à segunda propaganda, confesso que quando criança, sempre quis uma poupança no Bamerindus... mais por influência dos comerciais, que por noções de investimentos e economia... sem contar q este fazia parte de uma série delas, que apresentava o mesmo jingle com "ritmos" diferentes...

Finalmente chegamos às "Groselhas vitaminadas Milani, também no sabor morango e framboesa, iahu!"... essa propaganda eu não conhecia na íntegra, apenas esse slogan final... oq, apesar de parcialmente, comprova que certas propagandas são eternas!!!

Definitivamente, propagandas e jingles inesquecíveis...

Parabéns pela postagem...

Ótima semana!!!

Bjão!

Tiago Oliveira disse...

Rapaz...Adoro Pizza com Guaraná!
Esse Jingle (e o da pipoca) com certeza figuram entre os clássicos eternos do ramo.
Prova disso é o tempo que estas já deixaram de ser exibidas. Estamos ficando velhos, cidadão!

E o Bamerindus? Lembro-me do Caçulinha cantando isso no "Domingão do Faustão", antes do anuncio das finadas "Olimpíadas do Faustão".

E o que dizer das Groselhas Vitaminadas Milani?? Elas passavam nos intervalos do "Clube da Criança", numa época em que a Angélica tinhas as sobrancelhas tão grossas quanto as minhas!!!

Recordar é viver!!!

Abraços jovem Quixote!

Pingo de Leite disse...

Bah! De cara! A primeira postagem! Nossa! Acredita que decorei o jingle do guaraná antártica com pizza e, certa vez, fiquei com uma vontade danada de experimentar essa combinação, já que toda sexta (até hoje), minha família come pizza. Compraram um guaraná só p/mim (os outros foram de coca). Amo este guaraná até hj. num sei se foi por causa do comercial... hehehe