domingo, 17 de agosto de 2008

MEMÓRIA 80/90 - Nº 11

Olá amigo(a) leitor. Chegou a hora de despertarmos a nossa infância e adolescência(referindo-me àqueles que tem mais de 20 anos de idade). Estou aqui novamente para relembrar de alguns brinquedos que marcaram essas duas décadas. E como não quero desmerecer as moças que visitam este blog, não irei falar apenas de brinquedos de meninos. Boa lembrança!



A Estrela S/A lançou no Brasil o Comandos em Ação (G.I. Joe) em 1984. O brinquedo, cujos personagens eram bonecos articulados que ilustravam uma situação de batalha, foi a febre da época até o fim de sua produção no Brasil em 1995. Os bonecos possuiam acessórios como arminhas, capacetes e veículos que encantavam a garotada. E não era pra menos, pois as embalagens, o variado número de acessórios, além do slogan "Colecionadores de Aventura" despertavam o interesse nos garotos de tal forma que a marca "Comandos em Ação" foi popularizada em desenhos animados, quadrinhos e jogos. Esses brinquedos sobrevivem até hoje na memória de muitos adultos saudosistas. Os mesmos ainda são fabricados e vendidos nos Estados Unidos.



Essa aí de cima é a Fofolete. Brinquedo lançado pela Trol no fim dos anos 70 e que fez muito sucesso na década seguinte. Tratava-se de uma bonequinha que vinha em uma embalagem que parecia uma caixa de fósforos. Bonequinha mesmo, pois não media mais que 8 centímetros. As meninas adoravam colecionar. Minha mãe tem uma até hoje, que inclusive está pendurada em uma penteadeira da casa. Hoje as Fofoletes são fabricadas pela Estrela S/A, porém são bem diferentes das que foram lançadas pela Trol há 30 anos.



E para encerrar, este fenômeno do início dos anos 90: o "Meu Primeiro Gradiente". Sucesso entre meninos e meninas que gostavam de cantar e gravar suas vozes nas antigas fitas K7. Era o brinquedo que fazia parte da fase que antecedia a pré-adolescência onde as crianças despertavam o prazer em ouvir música. Na época, muitos produtos similares importados disputavam o mercado com o brinquedo da Gradiente. Alguns dos diversos modelos importados que copiaram a idéia possuiam alguns elementos a mais que imitavam o som de instrumentos musicais e também de animais. A criançada ouvia suas músics preferidas e mostrava seus dons artísticos. Era uma verdadeira festa.

Nota: Na edição de nº 03 do Memória 80/90 falei dos bonecos Playmobil. Até aquela postagem eles não eram mais produzidos no Brasil. Contudo, este ano os mesmos passaram a ser produzidos pela Sunny Brinquedos e inclusive há algumas campanhas publicitárias para lançarem as novas linhas.

Espero que tenha gostado da postagem de hoje re relembrado momentos inesquecíveis da sua infância. Um abraço e até a próxima postagem.

3 comentários:

Seile Manuele Corrêa disse...

Ah, eu não tinha nem um desses.
Mas lembro muito bem do primeiro: Comandos em ação.


Acho bom não ficar lendo essas suas postagens... acabo me sentindo "velha"

AHSuAHSUHAUSh


Abraços amigo!

Paulinh@=) disse...

Alex, meu amigo...

Como sempre, vc nos faz lembrar de uma época boa, q passou, mas deicxou muita saudade...

E cada vez mais, tenho a certeza de q as criaças de hj não fazem idéia do q eh ser criança de verdade!

Abraço pra ti...

Ótima Semana!!!

Tiago Oliveira disse...

É meu amigo, já lhe confidenciei o meu maior sonho de criança: Ter uma base dos comandos!
Eu até construí uma de madeira, mas nunca bastou.
Lembro-me que todos os meus comandos perderam seus "polegares" em algum combate distante.
Até hoje tenho o bonequinho do "Destro" guardado em algum lugar.

Saudades de um tempo muito bom.

Abraço nobre Quixote!