domingo, 3 de agosto de 2008

QUE "BONITO" É...

Olá, amigo(a) leitor(a). Falo hoje de um tema que certamente é o mais comentado no país. Mais que política, religião, música ou qualquer outro assunto. Refiro-me ao futebol.



Tenho um time do coração, assisto aos jogos dele (não religiosamente), acompanho a rodada dos principais campeonatos de futebol (nos noticiários), sei de cabeça todos os campeões brasileiros e conheço algumas curiosidades do meio. Sou fanático? Não me considero. Já desliguei a TV, para desfrutar da companhia de alguém, justamente na hora de uma decisão de campeonato nacional onde jogavam o meu time e o seu maior rival; não brigo e nem arrumo confusão com pessoas pelo fato delas torcerem por outros clubes; não penso no meu clube 24 horas por dia e nem faço dele uma razão para o meu viver. Sou um péssimo torcedor por causa disso, então? Creio que não.

Não vou dizer que nunca fiz essas coisas. Já fiz sim. E muito. Mas, isso há muito tempo. Ainda era um pré-adolescente ainda entrando na puberdade. Toda segunda-feira, após a rodada do fim de semana, era aquela confusão: “Meu time é melhor que o seu”, “Seu time não está com nada”, “Roubaram para o seu time ganhar” e o papo ia se desenrolando até que chegava na mãe, nos socos e nos pontapés. Foi quando passei a conviver com outros tipos de amizades, viver em novos ambientes e passar a me importar com outras coisas mais importantes que percebi o quanto eu agia como um verdadeiro retardado. E olha que eu era apenas um moleque naquela época.

O que acontece é que esse fanatismo todo passa a fazer parte da vida da pessoa. Ela se esquece do lado humano e esquece também daquilo que é o principal motivo da sua paixão: o futebol. Antes de escrever aqui no blog, andei visitando as comunidades do Orkut das quais eu participo cujo tema é futebol. Sou ativo, de forma razoável, em algumas delas, principalmente a do clube que torço. Observei o comportamento das pessoas, a forma de como os clubes são debatidos, mas percebi que a atração principal de todo esse “espetáculo” é a ofensa ao time alheio, ao torcedor contrário. Percebe-se que é mais divertido ofender o torcedor contrário do que vibrar com a vitória do seu clube.

A diversão não está em reunir os amigos e prestigiar uma boa partida de futebol. A diversão está em reunir os amigos (que torcem para o mesmo time de preferência) e encontrar um cidadão andando na rua com a camisa do rival para então cercá-lo e espancá-lo. Ou senão, criar uma situação para que a pancadaria se estabeleça. É daí que nascem as chamadas torcidas organizadas que, em minha opinião, possuem o mesmo caráter que uma quadrilha formada por bandidos. Ou seja, não tem utilidade alguma pra sociedade. Há tempos não vou a um estádio. A última vez que fui, lembro-me que cheguei a me divertir bastante. Era o mesmo clássico (porém, outro jogo) onde jogam o meu time o seu maior rival. Meu time ganhou. Mas antes, durante e depois tudo ocorreu na mais perfeita paz, pelo menos próximo de mim. Mas, e se naquele dia acontecesse algo de trágico? Um desses bandidos que se dizem torcedores arrumassem confusão e afetassem pessoas inocentes? Nem sempre a sorte está ao nosso favor. Há um estádio próximo de casa e já tive vontade várias vezes de ir lá prestigiar o time local apenas como lazer e diversão, mas é uma vontade passageira sem muito tesão.

Você pode me julgar, dizendo: “Ah, Alex. É a paixão nacional. Torcedor brasileiro é assim mesmo, fervoroso”. Tudo bem, mas será que nossos jogadores são apaixonados assim também? Hoje os nossos melhores craques vão embora para o exterior ainda de fraldas e quando voltam já estão no fim de carreira. A seleção brasileira não tem um ser vivo que jogue nos gramados brasileiros. Não há mais aquele amor pela bandeira do Brasil por parte dos nossos jogadores. Os que estão lá, não querem mais voltar. Não é pra menos, pois apesar de haver violência e torcedores fanáticos lá também, há a ordem pública e estes indivíduos são severamente punidos.



Se Pelé jogasse nos dias de hoje, ele nunca iria ser o melhor jogador de todos os tempos e talvez não tivesse feito tanta história pelo Santos. Poderia ser sim um craque, mas jogando em algum clube da Europa - como o Chelsea por exemplo - não com o mesmo prestígio e é claro com mais massa muscular. Digo isso porque os craques que hoje se destacam, de uma hora pra outra perdem o prestígio e passam a ser simplesmente mais um. As constantes trocas de clubes, negociações, escândalos e contusões desgastam o atleta.

Moral da história: os melhores jogadores estão no exterior, não se veste mais a camisa amarela com empolgação e o que sobra de “diversão” é a pancadaria nos estádios, nas ruas, e as rixas entre torcidas como se fosse um duelo medieval, onde gladiadores se matam e se ferem por causa de um escudo, um emblema e uma bandeira que não enche a barriga desses infelizes.

Sou torcedor, admiro o futebol-arte, às vezes me pego vendo vídeos sobre futebol no Youtube, não perco os gols da rodada, mas tudo isso porque admiro o esporte. Contudo, sem aquela tal paixão fervorosa que me faz subir a adrenalina a tal ponto de sair arranjando confusão em prol do escudo do meu time. Ganhou, ganhou. Perdeu, perdeu. É campeão ou não é, parabéns ou sinto muito. Essa tal paixão doentia é a maior responsável pelo número de confusões, brigas e mortes nos estádios e também fora deles. O time que torço possui tantos títulos e história quanto seus adversários e por isso acima de tudo deve haver respeito na prática do esporte. O vencedor ou derrotado é definido durante a partida dos dois times dentro das quatro linhas e nas regras do jogo. Disputar o jogo fora disso é outra coisa, além do futebol. Muitas das vezes é vandalismo cometido por gente de cérebro e consciência pouco privilegiada. Que aprendamos a valorizar o esporte, torcer e vibrar, mas com responsabilidade e sem agir como um completo idiota de mente pequena.

Para encerrar este longo desabafo, deixo aqui um vídeo que encontrei no Youtube e que ilustra mais ou menos o que eu disse aqui. Não sei quem é o autor do vídeo, mas achei interessante as imagens e os pontos destacados que é a irracionalidade presente em um grupo de marginais disfarçados de torcedores.



Se você observar na página do vídeo, no Youtube, perceberá os comentários dos animais abaixo dele. Um mais retardado que o outro.

Não repare na forma polêmica de eu me expressar, mas é a minha opinião. Tenha uma ótima semana e até a próxima. Agora irei assistir aos gols do fim de semana e ver o que rolou dentro das quatro linhas na prática do esporte que é o que mais importa.

Um abraço.

2 comentários:

Paulinh@=) disse...

Alex, caro amigo...
SAudações!!!

Antes de comentar seu texto, quero deixar claro q, apesar da simpatia por certo tipo, pouco me importo com futebol... antigamente acho q levava mais a sério... mas hj em dia, jah não me ligo tanto...

Concordo com vc, a respeito da necessidade de respeito mútuo entre as torcidas, e acho q a coexistência pacífica eh a melhor forma de lidar com as diferenças...

Passa por mim, a particular opinião de q o futebol é, na cultura brasileira, a política do "Pão e circo", o duelo periódico de gladiadores q interte e distrai o povo brasileiro... e q eh usado de factóide para "tapar com a peneira" o sol do caos político-administrativo-econômico q está se instaurando no país...

Vale lembrar q, em época de competições mundiais, como essa atual em q vivemos, as Olimpíadas, ou a Copa, alternando-se a cada biênio, desabrocha, nesse povo, o "ORGULHO DE SER VERDE-AMARELO"... o orgulho de fazermos parte de uma pseudo-nação!!!

Abraços...

Boa semana!!!

Ateh...

@=)

Seile Manuele Corrêa disse...

Em época de "Brasileirão", nada melhor para publicar, afinal, quantos de nós já ouvimos falar em acidentes e mortes causados por brigas banais entre torcidas (des)organizadas?

É simples: Falta-nos respeito...

Para pessoas que não possuem capacidade de discutir idéias e, por isso, discutem com pessoas.

Pessoas que não sabem discernir entre o saudável, ou o que deveria ser, verdadeiramente, o espírito do Futebol...

É como você deixou entre as linhas: Nem os próprios jogadores amam tanto seu time a ponto de nunca abandoná-lo... E duvido que briguem por algo que vá além do interesse salarial!

Perdemos muito tempo nos preocupando com coisas fúteis... tanto, que às vezes esse tempo nos custa a vida...

É certo que todos nós temos um time... E só por isso existe um campeonato... É certo que para que um ganhe outro precisa perder... Mas, um dia da caça e outro é do caçador!

E... desta vez... é meu time que está em primeiro lugar nesse campeonato:

GRÊEEEEEEEEEEEEEEMIO!


[não achou que eu ia deixar passar, né?]

Bjos Alex!