sábado, 11 de outubro de 2014

MÚSICA INFANTIL PARA ADULTOS



Hoje, sábado, véspera do dia das crianças, fui a uma loja de roupas no shopping. Passei algo em torno de 30 minutos escolhendo e experimentando algumas calças.

No som ambiente da loja, estava tocando uma sequência de músicas infantis. O repertório era composto desde Balão Mágico, Trem da Alegria, Xuxa, Mara Maravilha até TV Colosso. Alguns pontos curiosos eu notei, enquanto isso:

1) A música mais nova tinha mais de 20 anos e, a mais velha, mais de 30 anos.
2) Não haviam crianças no interior da loja, que não era pequena, já que a mesma ocupa dois pisos do shopping.
3) Mesmo que tivesse crianças, não iria adiantar. Quem mesmo estavam curtindo as musicas eram os adultos. Trintões como eu.

Diferente do Rock, que é o estilo que curto, todos sabemos que ele é atemporal. Ou seja, independente se for dos anos 50, 60, 80, 2000; ele sempre será atual. Nunca envelhece.

Mas quando ouvimos músicas infantis da época em que éramos crianças, na hora vem a sensação de que estamos ouvindo coisa velha. E pior: que estamos velhos.

Nos anos 80, a criançada tinha conteúdo musical próprio. Nas rádios FMs e nos programas de TV, o público infantil tinha o seu espaço. Ou seja, nenhuma criança ficava desamparada. Não falando somente de música, mas também de programas infantis. Hoje, até a TV Globinho fizeram o desfavor de exterminarem.

Haviam vários conjuntos mirins e adultos cantando para crianças, cujos conteúdos não se resumiam em apenas uma mídia.

Hoje a criança consome o mesmo conteúdo musical dos adultos. Claro, que se este adulto quiser, ele não vai permitir. Porém nos veículos de massa como rádio e TV, a criança de algum jeito está sendo impactada. E a música da Galinha Pintadinha ou do Patati Patatá não vai tocar na rádio FM da sua cidade. Nunca!

Voltando ao cenário da loja, era visível o entusiasmo dos adultos (clientes e funcionários) ao ouvirem aquelas músicas. Eram músicas de quando eles eram crianças. Todos que estavam ali, sem exceção, consumiram aquele conteúdo musical anos atrás.

Ou seja, se a intenção era atingir alguma criança que entrasse na loja; tenho certeza de que não surtiria efeito. Contudo, atingiu diretamente a criança interior em cada pessoa (com mais de 30 anos) que estava ali.

Encerro este texto com uma das músicas que tocou e que eu gostava muito. Feliz Dia da Criança Interior que vai nos acompanhar até o fim das nossas vidas.

Nenhum comentário: