quinta-feira, 30 de outubro de 2014

POEIRA PUBLICITÁRIA Nº 15



Sim! Depois de exatos 4 anos e 9 meses a série com a memória da publicidade brasileira volta a este modesto blog.

E para essa volta, tinha que ser com a categoria que eu mais gosto: comerciais de carros antigos. Hoje, falando de modelos que permanecem há décadas no mercado. Então, vamos sacudir a poeira!

Lançamento do Fiat Uno




Em 1984, a montadora Fiat - ainda sob a desconfiança do brasileiro - lança o Uno. Um dos carros populares de maior sucesso no país. O vídeo acima faz parte da campanha de lançamento do carro, que destacava a tecnologia empregada no modelo na época. O sucesso foi tanto que ele só saiu de linha agora em 2014, ou seja, 30 anos depois.

Agora, não confunda com o Novo Uno. Esse carro mais moderno que está no mercado hoje. O Uno aqui ilustrado é o quadradinho, caixinha de fósforo (apelido carinhosamente dado pelos condutores), chamado também de Uno Mille a partir de 1990. Diferente de outros modelos, ele foi fiel à sua configuração durante esses 30 anos. Mudando pouca coisa como detalhes no painel e lanternas. Mas o design continuou o mesmo.

Em 2014, com a obrigatoriedade de itens de série como air bags duplos e dos freios ABS, a Fiat optou por não configurar o Uno para atender ao novo padrão. Mesmo motivo que aposentou a Kombi, outro exemplo de veículo fiel à sua configuração original.

Com isso, o Uno que, em muitos casos, foi o primeiro carro de muita gente, deixou de ser fabricado para entrar na história do automóvel brasileiro.

O uno teve suas variações como o Prêmio (Sedan), Elba (Perua) e Fiorino (Furgão/Pickup).

Lançamento do Volkswagen Gol




Outro carro que até hoje é destaque no Brasil, lançado em 1980, é o Gol. Ele é o maior sucesso da VW de todos os tempos.

O comercial acima, meio que previa a revolução que o automóvel faria no mercado brasileiro. O Gol hoje está na sua 5ª geração, sendo que a primeira (Gol quadrado) de 1980 a 1994 sofreu três variações nas lanternas, painel e motor.

Até hoje é o carro mais vendido do Brasil, ultrapassando a marca de 5 milhões de unidades. Ele foi também o primeiro carro a adotar a tecnologia de abastecimento Flex com álcool e gasolina, comum hoje em dia.

O Gol teve as seguintes variações: Voyage (Sedan), Parati (Perua) e Saveiro (pick-up).

Até a próxima.

Nenhum comentário: