sábado, 17 de maio de 2008

POEIRA PUBLICITÁRIA - Nº 04

Cof, cof, cof... Olá amigo(a). Apresento hoje mais um episódio da série Poeira Publicitária onde relembramos clássicos da propaganda diretamente do fundo do baú. Hoje eu venho falar da categoria de alimentos e bebidas. Não somente do alimento e da bebida em si, mas personagens (ou mascotes) que se tornaram inesquecíveis ao divulgar o produto. Na postagem de hoje, reuni personagens de quatro décadas que se destacaram na telinha divulgando produtos e grandes marcas. Vamos ao primeiro:



Início dos anos 70, a turma da Mônica - da qual eu sou um grande fã - conquistava seu espaço nas tirinhas de jornal antes de emplacar seus gibis e ser um ícone das histórias infantis no Brasil. A turma já possuia diversos personagens e muitos deles conhecidos até hoje como o desajeitado elefante verde Jotalhão. Antes disso, na década de 40, a Cica lançou o extrato de tomate Elefante e graças a uma tirinha de jornal que aludia ao nome do produto, o Jotalhão passou a protagonizar os comerciais da Cica com a turminha e ter presença na embalagem do atomatado até os dias de hoje. Vale lembrar que nas tirinhas, o Jotalhão era rosa e Maurício de Sousa adotou o verde para dar o melhor contraste com a cor vermelha da embalagem. Este contrato do Maurício com a Cica é o mais antigo da história da propaganda brasileira e tem duração até 2027, segundo acordo atual. Abaixo a tirinha que deu origem ao comercial acima e a presença do Jotalhão nas embalagens do Extrato de Tomate Elefante:



A próxima mascote que apresento hoje é o Bocão das gelatinas Royal:

"Abre a boca é Royal". Foi com este slogan que a gelatina passou a ser um sucesso não somente nos comerciais, mas em diversas ações de mercandising participando inclusive de filme dos Trapalhões.

A seguir, em dois comerciais em formato de série, uma outra figura que representou um produto, dessa vez para o público adulto consumidor de cerveja:



A tartaruga da Brahma se destacou nas telinhas em 2002 e seu jeito sacana e esperto foi responsável de arrancar grandes risadas do telespectador. Ainda houveram outros comerciais que continuavam a série. A propaganda não deu o mesmo prestígio que a Brahma teve no início da década de 90 com a campanha "Nº 01", mas a tartaruguinha carimbou seu nome na história da propaganda brasileira, em uma época cuja a computação gráfica em 3D passou a tomar de vez o lugar das animações em desenho.

E voltando um pouco mais no tempo, novamente na década de 80, uma mascote mobilizou o país de tal forma que caiu nos braços do povo. Refiro-me à galinha azul do Caldo Maggi:



Quem tem mais de 20 anos certamente deve lembrar do famoso bordão "O caldo nobre da Galinha Azul". Ela permaneceu na mídia durante seis anos e até hoje ilustra a embalagem dos caldos de galinha da marca da Nestlé. A presença da Galinha deu ao produto o primeiro lugar desbancando seu principal concorrente na época, os caldos Knorr que era o líder de vendas durante 26 anos. A Galinha Azul deu origem a uma série de ações promocionais com distribuição de vários prêmios. Ela virou estrela: desfilou no carnaval, atuou com grandes atores brasileiros e posou inclusive para a Playboy em poses eróticas. Imagine. Infelizmente o Youtube me decepcionou hoje e não tenho nenhum comercial para mostrar, mas em compensação mostrarei uma participação dela no programa "Viva a Noite" que lançou Gugu Liberato para a televisão. No programa, o clássico jingle que conquistou o país: "De Leste a Oeste, de Norte a Sul, a onda é a dança da Galinha Azul...".




Espero que tenha gostado do Poeira Publicitária de hoje. Um abraço e até o próximo fim de semana com mais uma postagem aqui neste singelo mundo que me cerca.

4 comentários:

Unknown disse...

Só personagem famoso nesse post.. Lembro bem desses protagonistas e dos respectivos produtos que fizeram sucesso. Hj em dia a Zaely tem se destacado com o seu Gatinho Amarelo. Bocão da Royal, esse eu lembro bem. Outro famoso é o Tigre da Kellogs com o Sucrilhos.Adoro esse. E o milkbar? Esse é clássico tbm.hahaa. Blz, gostei desse post ai, vou esperar o proximo. haha.vlw.

Tiago Oliveira disse...

Rapaz, e não é que essas figuras ilustres passam a fazer parte de nossas vidas (posteriormente do nossas memórias)?
Não preciso comentar meu vinculo com o nobre Jotalhão, esse mais que os outros vive em bom lugar do meu coração.
A galinha azul figurava no meu hall de brinquedos. Num dado período ela vinha como brinde nos caldos, tinha uns ovos convencionais e um único azul, hehehe.
Não me esqueço de uma cena do Bocão da Royal. Lembro dele no quarto da Angélica, num desses filmes a lá Trapalhões.
A tartaruga, bem mais recente, era muito engraçada! Mas infelizmente não conseguir vencer a "Bundalização" que até hoje coloca beldades com poucas roupas nos comerciais de cerveja.

Como sempre revivendo bons tempos!

Abraço!

Paulinh@=) disse...

**Adoreiiiiiiiii**

Alex... revirou o fundo do baú hein... ótimo, ótimo...

Eu sempre me perguntei qual era a relação do jotalhão e o extrato de tomate... agora fiquei sabendo...

Agora impagável foi me lembrar a Galinha.... caraaaaaaaaca.... eu tinha uma miniatura da galinha, q botava os ovos... kkk sem contar o fato de q eu adorava as sopas magi q tinham o "macarrão" em formato de galinha... kkk

Relembrei a infância... e revi os comerciais recentes q me faziam sentir graça em ver comercial de cerveja... melhor q esses só o do sirizinho... q eu tbm adorava...

Ótimo post....

Anciosa pelo próximo!!

Saudações!!!

@=)

Alessandra Allegr!a disse...

Salve, Salve...
Publicitário, blogueiro e muitos outros rótulos!
Fuçei mesmo tudo!
A gente que é de comunicação se lança mesmo!
Adorei!
Aliás quem vos fala:
publicitária, balzaquiana,blogueira e agora saudosista...
Parabéns!