domingo, 25 de maio de 2008

QUEM BLOGA, OS MALES ESPANTA.




Blog é a contração de weblog, que ao pé da letra significa Diário de Bordo na Web. Resumindo: diário. Nunca houve tanta necessidade de expor opiniões na internet como nos últimos anos. O que antes era difícil, publicar nossas ideias em um site particular, agora ficou bem mais fácil através do blog. A ideia principal da ferramenta sempre foi esta; mas a princípio, no Brasil, ela foi muito utilizada para outros fins. Pegamos como exemplo o ano de 2001 até 2004. Adolescentes criavam blogs para contarem como foi o dia; publicarem fotos, letras de músicas e poemas. A vida pessoal era exposta por meio de pequenos textos, fotos, gifs animados, musiquinhas de fundo e etc. Afinal, aqueles jovens queriam ter um espaço para mostrar o seu dia-a-dia, publicar suas preferências musicais e seus anseios.

Depois surgiram outras modalidades de blog, entre elas o fotoblog que se resumiu depois em flog. Era um blog exclusivo para a publicação de fotos, assim como o vlog (outra modalidade) era para vídeos. O flog passou a ser mais popular em virtude da função mais prazerosa que era a de postar fotos: o auge das câmeras digitais. Até que depois surgiu o Orkut e Facebook com página de recados, publicação de fotos e uma maior interação com os outros usuários, o que fez com que as pessoas largassem os blogs aos poucos. Quando esses usuários de blogs passaram a migrar para as redes sociais, a ferramenta voltou a ter a sua utilidade de princípio bastante comum nos Estados Unidos: abordar diversos temas de acordo com o ponto de vista do autor.

O que parecia ter sido o fim do blog, deu lugar à sua função principal. Hoje vemos jornalistas, políticos, artistas, escritores, diversos profissionais e pessoas comuns aderindo ao blog com mais intensidade. Muitos ganham dinheiro com a ferramenta, fizeram do ato de escrever em blogs (blogar) uma profissão e são cobrados por uma atualização periódica. Passou a ser mais prático do que comprar um domínio e criar uma página na internet. Há blogs dos mais diversos assuntos para todos os gostos; populares ou não.

A ferramenta passou a ser muito útil para profissionais e estudantes da área de comunicação, principalmente jornalismo. É uma forma sadia e explícita de dizer "sim, eu sou formador de opinião". Nunca o blog foi tão popular entre os formadores de opinião como tem sido hoje, pelo menos no Brasil.

A navegação de blogs também evoluiu. O blog passou a fazer parte de um novo hábito de internautas. Mesmo aqueles que não possuem blogs, passaram a visitar esse tipo de página com mais frequência. Segundo o Ibope/NetRatings, quase 10 milhões de pessoas acessaram e leram blogs no Brasil, de acordo com dados de dezembro de 2007, o que representa 45% do número de internautas ativos no mês. Certamente esse número equivale a internautas buscando por informações, comportamentos e pontos de vista muitas vezes estas vindas de pessoas comuns.

O que era antes um simples diário pessoal que estava perdendo o seu espaço, o blog passou a ser uma brilhante troca de conteúdo. Encontramos desde blogs de pessoas comuns (como eu) até blogs de celebridades, onde estes interagem com seus ídolos por meio dos comentários. Até onde vai essa tendência, não se sabe; mas que hoje o blog é o paradeiro de pessoas que buscam informações e entretenimento, não há dúvida.

O blog vem ganhando cada vez mais novos adeptos e fãs, seja na escrita ou na leitura. Há casos de blogs que até viraram livros. Por isso, quer desabafar e dizer o que pensa sua sem medo de ser censurado: crie um blog. A tendência dos formadores de opinião.

Um abraço e até a próxima, blogueiro leitor.

5 comentários:

Paulinh@=) disse...

Alex...

Ótima elucidação a respeito do q eh um blog e sua função na atualidade...

Adorei o post... mas não sei o q comentar, então... vou soh marcar minha passagem por aqui...

Beijokas...

Ótima semana!!

Te cuida!!!

Tiago Oliveira disse...

Rapaz, eu como mais recente do mundo dos "Bloggers" devo comentar isso aqui.
É incrível a sensação de "ser lido" por pessoas muitas vezes desconhecidas. Estou tendo essa experiência, você bem sabe, de escrever meus tímidos pensamentos, e acabar recebendo um feedback muitas vezes surpreendente!
Acho que foi uma das melhores adesões que fiz em 2008.

PS: E acho que já estou devendo postagens lá...

Abraço, dileto amigo!

Unknown disse...

E ae meu irmão,tudo blz?
Não sei qual o prazer de escrever em um blog,mas é muito agradável ler o que foi escrito,exposto por outra pessoa,e o melhor é poder interagir com quem escreveu,através dos comentários.É uma grande ferramenta para divulgar não somente a opinião própria,mas uma forma de chamar a atenção do leitor para assuntos de seu interesse.Outro dia visitei um blog,onde os leitores trocavam experiências sobre o assunto que foi abordado.Era um blog sobre celulares,onde cada um contava uma situação que tinha vivido,ou um problema que havia resolvido.Acho que poder interagir com o escritor do blog e outros leitores é ótimo para formar uma opinião.Bom,como não tenho blog,vou continuar frequentando por aqui.valeu veio,um abraço.

Jerry Lima (jerrylima@tuta.io) disse...

E aê cara! gostei do que você faz no seu blog semanalmente. Faz assuntos que tem uma grande relevância pra todas as idades.
Vou publicar seu site e o flogão no meu site...

Abraços.

Alessandra Allegr!a disse...

Ai que sempre que venho aqui me dá uma nostalgia...
Adoro ...

beijo